terça-feira, 14 de junho de 2011

NÃO SE DEIXE DOMINAR PELA IRA


Técnicas para Controlar a Ira – A raiz do problema
Você pode aprender a usar técnicas para controlar a ira independente da sua causa. Admitir que a ira está fora de controle já é um grande passo para tratar o problema. Ira em excesso pode ser causada por problemas de saúde, problemas familiares, drogas ou álcool, desespero financeiro, medo ou estresse demasiado e vazio espiritual. Ira descontrolada resulta em mais problemas na vida. Mas vocêpode controlar sua ira! Controlar sua ira é uma escolha que você pode fazer!


Técnicas para Controlar a Ira – Consequências
Ira descontrolada tem consequências emocionais e físicas de longo alcance que afetam o nosso corpo.
  • Consequências físicas: Ira causa problemas de saúde, rápido acréscimo de adrenalina, pressão alta e batimento cardíaco acelerado; também pode causar derrames e ataques cardíacos.
  • Consequências emocionais: Ira causa culpa intensa, sentimentos de fracasso, depressão, agitação constante, comportamento violento e até mesmo suicídio.
Técnicas para Controlar a Ira – Escolhas
A ira é uma emoção muito forte. Ira descontrolada é um padrão que dura a vida toda. Não é fácil superar a ira; isso com certeza requer compromisso. Requer honestidade, coragem e grande força interna. Também requer a ajuda de outras pessoas. Para superar a ira, esses passos são importantes:
  • Faça a decisão consciente de permanecer calmo. Não reaja, pense! Lembre-se de seus objetivos e responda de forma apropriada. Escolha permanecer calmo!
  • Comunique-se bem. Quando alguém lhe magoa, diga a ele/ela. Fale calmamente sobre como você se sente sobre suas palavras ou ações. Aprenda a se expressar melhor – de maneira clara e controlada.
  • Remova-se fisicamente do ambiente até você poder responder sem ira. Seu sucesso não vai acontecer da noite para o dia. Tome um passo de cada vez, um dia de cada vez. Lembre-se de relaxar. Exercícios de relaxamento ou música podem ajudar bastante. Lembre-se que você pode pedir a alguém em quem você confia por ajuda. Faça isso!
  • Frequentemente tire tempo para você mesmo. Faça algo que você gosta, com dar uma caminhada em um parque, nadar, ler a Bíblia e assistir um bom filme. Faça algo legal por alguém que você admira. É bom se sentir bem sobre você mesmo. Faça isso!
  • Olhe o lado positivo das coisas. Não medite no negativo. Não faça uma tempestade em um copo d´água. Aprenda a perdoar. Isso é difícil, mas devemos começar aprendendo a perdoar a nós mesmos!
Técnicas para Controlar a Ira – Alcançando Paz Perfeita
Ter dificuldade de controlar a ira não faz dessa pessoa uma pessoa má. Irar-se contra o que é ‘errado‘ não é um pecado! Não é nenhuma desgraça admitir que temos um problema e que precisamos de ajuda. Paz e solução aos problemas dessa vida só podem ser encontradas quando nos voltamos a Deus. Há muitos versículos1 bíblicos que lidam especificamente com a ira e suas implicações. Você precisa orar por forças e auto-controle para curtir uma vida de contentamento e alegria. Você também precisa orar e pedir a Deus que remova a ira e o seu controle sobre você. Escolha fazer isso! "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna" (Isaías 26:3-4).


Aprenda Mais Sobre Vida com Deus!


1Tiago 1:19-20, 1 Coríntios 13:4-5, Provérbios 15:1, Provérbios 25:28, Provérbios 30:33, Gálatas 5:22-25, Efésios 4:26.
NÃO SE DEIXE DOMINAR:


NÃO SE DEIXE DOMINAR"...mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (1Co 6.12b)

O apóstolo Paulo reconhece que "muitas coisas são lícitas" mas "não convém" para um cristão. Ele sabe que quando nos deixamos dominar por alguma força, externa ou interna, já não somos mais libertos, mas pessoas escravizadas. Paulo afirma enfaticamente: "...mas eu não me deixarei dominar". Ele não pretende que sua vida seja dirigida por nenhuma força, ou sentimento, pois seu viver está centrado em Cristo. Espelhando-se, então, no exemplo de Paulo, tomemos o firme propósito de lutar contra aquelas forças interiores que, por sua própria natureza, tendem a crescer cada vez para tornarem-se "autônomas", ou seja, fugirem de nosso controle. Quando isso acontece, perdemos, então, o centro, o equilíbrio, e eis-nos subjugados diante do poder cada vez maior desse "inimigo" interior. Com certeza há sentimentos e afetos que querem dominar nossas vidas, se assim permitirmos. Cabe então, aqui a pergunta: você domina seus sentimentos ou é dominado por eles?
Não se deixe dominar pela preguiça. Ela impede a realização daquilo que precisa ser feito. Ela sempre dá desculpas para não fazer. Ela não deixa que você progrida materialmente e na fé. Quem tem preguiça não lê, não ora, não estuda, não vai à igreja e acostuma-se com o estado em que vive.
Não se deixe dominar pela ira. Ela nos torna pessoas indóceis, e tira a beleza do homem e da mulher. A ira impede que o amor se manifeste, que o perdão seja dado. Ela provoca discussões, ela nos torna impacientes e estraga todas as coisas boas da vida que o Senhor nos dá.
Não se deixe dominar pelos maus pensamentos. A Bíblia nos ensina a ocuparmos a mente com pensamentos bons, agradáveis, que trazem alegria... (Fp 4.8). Os maus pensamentos trazem junto com eles os maus pressentimentos, como se algo ruim estivesse prestes a acontecer, e isso só traz ansiedade e preocupação. Não se deixe dominar por maus pensamentos. Faça como Jeremias e diga: "Quero trazer à memória o que me dá esperança".
Não se deixe dominar pelo passado. Não julgue o presente pelos acontecimentos passados. Não fique "desenterrando cadáveres" que são coisas que aconteceram há tanto tempo e você insiste sempre em mencioná-las quando devia esquece-las. Não fique lembrando o que lhe fizeram, o quanto você sofreu. Não seja como a mulher de Ló que transformou-se numa estátua por insistir em olhar para trás. Faça como Paulo: deixe as coisas que para trás ficam e caminhe para a frente (Fp 3.13).
Não se deixe dominar pelo medo. O medo paralisa, o medo traz dúvida e indecisão. O medo faz com que você viva acuado como um gato no canto da parede e ataca tudo o que vê pela frente. O medo vê coisas na imaginação e "inventa" o que não existe. O medo faz com que você veja o diabo em todo o lugar e Deus em nenhum lugar. João ensina como extinguir o medo: "o perfeito amor lança fora o medo, pois quem ama não teme" (1Jo4.18)
Não se deixe dominar pelas preocupações. Há pessoas que não conseguem esquecer os problemas. Pensa neles quando dorme e quando levanta. Durante todo o dia sua mente não consegue libertar-se dos seus motivos de preocupação: os filhos, o marido, o aluguel, a saúde... Essa é uma prisão terrível que nos faz crentes tristes. Não se deixe dominar pelas preocupações, pois Jesus falou que não adianta mesmo! Deus sabe de todas as coisas, sabe de tudo que necessitamos antes mesmo de pedirmos. Livrar-se das preocupações é uma prova de confiança nesse Deus amoroso.
Não se deixe dominar pela tristeza. Ela vai chegando devagarzinho, vai se alojando lá no canto do coração. Primeiro é uma decepção na igreja, depois vem uma incompatibilidade amorosa, depois a incompreensão dos familiares... É muito fácil acumular tristeza, afinal "um abismo chama outro abismo". O próprio Paulo diz que Deus se compadeceu dele "para que não tivesse tristeza sobre tristeza" (Fp 2.27).
Não se deixe dominar. Lute. Não se deixe dominar. Você vai vencer.

A paz do Sr. Jesus







Um comentário: