terça-feira, 7 de junho de 2011

O QUE É NECESSÁRIO PARA UM CASAMENTO FELIZ













"Nós precisamos urgentemente apresentar para as pessoas um Evangelho que traz significado, que alivia a nossa dor, que nos faz entender que temos um papel como homens e mulheres, o de viver para Deus, de vencer a nossa solidão e vazio através de uma vida de prazer em Deus, não em nós mesmos. E essa vida se dá pela perspectiva moral, espiritual, sincera e verdadeira."

O ALVO PRINCIPAL DO DIABO SEMPRE FOI A FAMÍLIA E O LAR

Disse Jesus: Sem Mim nada podeis fazer.

Realmente no lar onde não tem Cristo, o casal, onde um vive para o outro e não abre espaço para Jesus habitar é um casamento condenado. Porque os espíritos malignos vão adentrar aquele casamento.

Eles lançam a divisão, mulher contra o marido, marido contra a mulher, os filhos contra os pais e vice-versa. Tristeza, pranto, lágrima, dor, depressão, frustração, angústia, raiz de amargura, ciúmes doentio, infidelidade conjugal, divórcio, separação, violência, aborto, às vezes o homicídio e as vezes derramamento de sangue. Quantas crianças órfãs de pais vivos, porque estes lares estavam com as portas abertas. Não é a porta da sala ou cozinha. Você pode colocar trincos especiais, alarmes, um cão bravo, ter uma arma de calibre pesado, nada disso adianta. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam. Os espíritos malignos entram nos lares de diversas formas. Em forma de alcoolismo, drogas, em forma de ciúme doentio, em forma de calúnia, de incompatibilidade de gênios. Tudo isto pela ausência viva do poder a presença de Jesus Cristo. Quando Deus criou o ser humano, Ele criou de uma forma diferente. Este Deus com a sua infinita sabedoria, que criou o Universo,

Amados uma outra coisa que está derrubando o casamento, está escrito na palavra de Deus em Mateus 19:5, quando o Senhor Jesus disse: deixará o homem o seu pai a sua mãe a se unirá a sua mulher a não serão duas vidas, mas uma só vida a não separe o homem aquilo que Deus ajuntou.

Deixará o homem o seu pai a sua mãe. Isso financeiramente, o moço e a moça para poderem se casar, ele ou eles tem que estar ganhando bem, o suficiente, para não estar dependendo financeiramente dos pais, nem sogro  nem  a sogra.

Deixará financeiramente, porque não adianta o moço casar a estar dependendo do pai.

O pai por ajudar financeiramente, se acha no direito do dar suas opiniões (que devem ser dadas quando solicitadas).

Deixará o homem geograficamente.

O casal deverá ter a sua casa alugada ou comprada. Por mais humilde que seja. Mas devem viver debaixo de seu próprio teto. Às vezes o casal mora no fundo da casa dos pais ou ao lado. Até aí tudo bem. O que não pode é morar na casa dos pais. Se morar longe é melhor, senão os pais irão interferir e o casamento vai ser abalado.

Deixará também emocionalmente.

Isto não quer dizer que você deixará de amar o seu pai a sua mãe, o seu sogro ou sua sogra.

Porque se não deixarem emocionalmente, qualquer briguinha, qualquer discussão a filha corre para a casa do papai a da mamãe a diz; ele fez isso, fez aquilo comigo. Então o pai ou a mãe, toma a dor da filha a puxa a sardinha do lado da filha, vai contra o genro. O sogro e a sogra vice-versa.

O que vai acontecer? O casamento será atingido, o casamento vai sofrer muito. E muitos casais vivem em brigas a contendas, porquê?

Jesus disse: "deixará o homem o seu pai a sua mãe, geograficamente,financeiramenteemocionalmente".

Isto não significa que se o seu filho estiver passando aperto, numa hora de necessidade, você não o vai ajudar.

Mas não é dar ao seu filho ou a sua filha o peixe pronto, mas ensiná-lo a pescar.

Eles agora não são mais duas vidas, mas uma só vida.

Deixará o homem o seu pai a sua mãe a se unirá a sua mulher, não serão duas vidas, mas uma só vida a não separe o homem aquilo que Deus ajuntou a muito menos o diabo. Mateus 1:5,6

Na matemática aqui na terra 1 + 1 = 2, mas na matemática de Deus 1 + 1 = 1.

Quando o marido e a esposa se unem, eles não são mais duas vidas mas uma só vida. Não separe o homem aquilo que Deus ajuntou.

O apóstolo Paulo, fala de uma forma clara em I Coríntios 7:4 - a mulher não tem poder sobre o seu corpo, mas ela tem poder no corpo do marido, a vice-versa.

Paulo diz para que um não se negue ao outro. Marido a mulher tem que estar juntos, compartilhar. Quando surge um problema, os dois têm que enfrentar juntos. Na alegria, na tristeza, na saúde, na enfermidade, um tem que participar da dificuldade do outro.

Os dois têm que formar uma só vida, uma só carne, um só espírito, uma só fé, não pode haver separação. Eles têm que estar ligados espiritualmente. Marido a mulher tem que orar juntos. De vez em quando eles podem orar separados, mas o mais importante a necessário é que orem juntos. Não é só entrar no quarto para fazer sexo. Mas entrar no quarto para juntos a de mãos dadas, dobrar os joelhos a juntos entregar ao Senhor todos os problemas espirituais, materiais, físicos, financeiros, sentimentais e se houver até o problema sexual. Entregar os filhos, a dispensa do lar, a sapateira, o guarda roupa.

Marido a mulher tem que compartilhar juntos. Marido a mulher não podem ficar separados.

Paulo diz até mesmo na área do sexo, se o marido a mulher querem consagrar a Deus um período de jejum a oração sem sexo, devem fazer isso de comum acordo. Depende do que eles combinarem através do voto. Um semana, quinze dias. Tudo deve ser feito de comum acordo. O homem não pode fazer isso sem consultar a mulher e nem a mulher sem consultar o marido.

Paulo diz para não defraudar um ao outro. Com o consentimento de ambos, eles entram naquele período de abstinência sexual, orando, consagrando para alcançar uma graça ou par a agradecer a Deus.

Terminando este período, Paulo diz que os dois devem se ajuntar de novo. Ter relação, palavras de amor, muito carinho, para que o inimigo não nos tente.



O BOM RELACIONAMENTO:

O bom relacionamento entre marido e mulher é fundamental para o matrimonio feliz e este é indispensável para que haja uma família saudável. Numa visão cristã, com base na Bíblia, procuramos analisar alguns fatores importantes para a harmonia conjugal.
Todo cristão sabe que o casamento é de origem Divina (Gn.1.272:18-24). Podemos dizer que o casamento tem como objetivo primordial a união legítima entre um homem e uma mulher para: 
- A felicidade do homem 
- Construir família 
- Servir a Deus 
- Adorar a Deus 
Com isso Deus visava propiciar ambiente e condições para felicidade do homem, não o deixando em solidão (Gn 2.18).
O QUE É NECESSÁRIO PARA UM CASAMENTO FELIZ
Aceitar os princípios da palavra de Deus para o matrimônio
O Cristão deve ter em mente que em tudo na vida deve submeter-se á palavra de Deus, como servo (Mt 20.25-28), temer a Deus e andar nos seus caminhos (Sl.128).
Submeter-se ao Espírito Santo para obedecer a palavra de Deus 
Somente com o poder do Espírito Santo o casal tem condições de obedecer á palavra de Deus com relação ao casamento. Para tanto, precisa do Fruto do Espírito em seu relacionamento, conforme (Gl 5.22-23). O homem espiritual e a mulher espiritual, que são verdadeiros cristãos, demonstram isso na vida diária: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Havendo essas maravilhosas virtudes do Espírito, o casal o casamento e a família serão felizes.
Casamento Feliz 
Com base na palavra de Deus, temos a seguir os requisitos que consideramos mais importante: 
*Independência (Gn 2.24) 
1) Emocional 
2) Domiciliar 
3) Financeira
União Espiritual 
- Os dois precisam ter as mesmas convicções espirituais (2 Co 6.14); 
- Precisam ter o mesmo comportamento espiritual no servir Deus (1 Pe 3.7).
União Psicologica 
- Refere-se á união dos temperamentos, dos sentimentos, das emoções (1 Co 1.10); 
- Equilíbrio emocional ¨temperados¨ fruto da temperança (Gl 5.22).
União Intelectual 
- Resultante da formação de instrução do conhecimento adquiridos. Se possível, dois devem ter o mesmo nível intelectual aproximados.
União Social 
- O casal origina-se de famílias diferentes: pais, sogros, parentes; 
- constituem família (grupo social) 
- Sociedade Casa – Família – Sociedade 
- Aspecto legal (1 Co 7.39)
União Fisica /Sexual 

1) Sua natureza
 
- Prevista por Deus (Gn 1.27-282.24
Não era, nem é e nem será pecado, dentro dos princípios de Deus (Hb 13.4). 

2) Sua finalidade
 
- Procriação (Gn 1.28
- Ajustamento mútuo entre marido e mulher (1 Co 7.1-7
- Satisfação (bem estar, prazer) Pv 5.18Ec 9.9 (ver livro de cantares de Salomão) 
- Deus valoriza a união sexual entre marido e mulher (Dt 24.5

3) Como deve ser, no plano de Deus
 
- Exclusiva; 
- Monogâmica; 
- Alegre (Pv 5.18); 
- Santa (1 Pe 1.151 Ts 4.4-8); 
- Natural (Ct 2.68.3); 
- Observar o significado do corpo para Deus como: (1Co 6.19-20
Templo de Deus, propriedade do Espírito Santo.
União Amorosa
- O marido deve amar sua esposa, até de modo sacrificial (Ef.5.25); 
- A esposa deve amar o seu esposo (Tt 2.4). 

Como demonstrar o Amor
 
- Com afeto, com carinho, com palavras (Ct 4; Pv 31.29); 
- Com gestos, abraços carícias (1 Jo 3.18; 1 Pe 3.8); 
- Fazendo o possível em favor do outro (Ef 5.25); 
- Zelando um ao outro (Ef 5.29); 
O amor é o elo principal do relacionamento entre o marido e a mulher. Se não houver o amor tudo desaba. Este amor deve estar dominado pelo amor Ágape (1 Co 13). 

Respeito
 
- O marido deve respeitar a mulher (1Pe 3.7); 
- A mulher deve respeitar o marido (Ef 5.33); 
- Um não é maior que o outro (1 Co 11.11Gl 3: 26-28). 

Comunicação
 
- É necessário disponibilidade de tempo para comunicação entre casal (Ec 3.1-8); 
- Inimigos da comunicação: 
a) Excesso de trabalho no lar, no emprego, na igreja; 
b) Desunião (Tg 3.13-18); 
c) Desvio de atenções: Televisão, atividades, amigos.
Entender o conceito de liderança cristão no Lar: '
1) O marido é a cabeça (o líder) do casal e do Lar (Ef. 5.22-23); 
2) A mulher é vice-líder, ao lado do marido (adjutora) (Gn. 2.181 Tm 5.14); 
3) A liderança do casal esta sob a liderança de cristo (1 Co 11.1-3); 
Deus < Cristo < Marido < Esposa < Filhos
Podemos entender então, que para ter uma vida familiar e conjugal feliz precisamos cumprir os princípios de Deus de acordo com a sua Palavra.
A paz do Sr. JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário