sexta-feira, 10 de junho de 2011

AVIVAMENTO - TRAJETÓRIA DE UM VENCEDOR


1- A Trajetória de Um Vencedor – do cativeiro até a sua exaltação:
Daniel era naquela conjuntura, era a pessoa menos indicada para agradar o Rei diante de seu temor e medo.
a) Chegou em Babilônia como escravo – esteve depois disto como chefe principal dos sábios.
b) Conquistou espaço para anunciar o Deus vivo – revelou a glória do Deus Vivo
c) Não aceitou a comida do Rei – resolveu não se contaminar com os manjares do rei, e por isso foi abençoado.
d) Sofreu o dano por sua fidelidade a Deus – foi colocado na cova dos leões
e) Foi perseguido por ser fiel – não se deixou abater por isso, mas perseverou firme.
f) Daniel estava praticamente no anonimato – senão veja: ...nos dias de teu pai... se achou neste Daniel...
g) Não aceitou ser exaltado pelo homem – não aceitou as honrarias do rei, mas publicou a gloria do Deus eterno, que o abençoou abundantemente.

2- Características de Um Vencedor:
O que vai determinar o valor da sua vitoria são as características da sua vitoria.
a) Aquele que vence a tribulação
b) Aquele que não se deixa abater pela angustia
c) Aquele que suporta perseverante a Perseguição
d) Aquele que ainda que nada tenha para comer, nunca cai em desespero
e) Aquele que não se abate por falta do que vestir
f) Aquele que enfrenta o inimigo, embora correndo perigo é fiel
g) Aquele que não teme a morte por causa da palavra de Deus

3- O Deus de Daniel é o mesmo?
Sim . Deus não muda, nem mudará jamais.
a) O nosso Deus não muda, ele é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó
b) Ele é o mesmo Deus de Elias
c) Ele é o Mesmo Deus de Ananias, misael e azarias.
d) Ele é o mesmo Deus de Moisés, que revelou a sua justiça
e) Ele é o mesmo Deus que abriu o mar vermelho
f) Ele é o mesmo hoje, como era ontem, pois para Deus não há passado nem futuro
g) Deus é imutável, fiel e verdadeiro.

4- O que podemos entender deste tempo?
Paulo expressa a sua atenção para estes dias dizendo: “O Espirito expressamente afirma: Alguns apostatarão da fé”.
a) Nossos dias são os dias do êxodo.
b) Nossos dias são dias conquistas – como de Jericó
c) Nossos dias são dias de separação - como o foi com Acã.
d) Nossos dias são dias de Elias – dias de saber quem é fiel
e) Nossos dias são dias de Jeremias – dias de se chorar por si e pela Igreja
f) Nossos dias são dias de Oseias – dias de revelação da impureza do povo
g) Nossos dias são dias de purificação – dias de limpeza do templo
h) Nossos dias são dias de santificação – dias de abnegação, de mortificação da carne
i) Nossos dias são dias de adequação – dias de ser achado adequado e pronto para ir ao céu
j) Nossos dias são dias de preparação – eis o noivos! Saí-lhe ao encontro!
Desperta igreja do Senhor Jesus Cristo, levanta e anda, pois aqui não é lugar de descanço...



 5- Creio em Avivamento O termo “avivamento” tem sido usado para designar momentos específicos na história da Igreja em que Deus visitou seu povo de maneira especial, pelo Espírito, trazendo quebrantamento espiritual, arrependimento dos pecados, mudança de vidas, renovação da fé e dos compromissos com ele, de tal forma que as igrejas, assim renovadas, produzem um impacto distinto e perceptível no mundo ao seu redor. 
“Avivamento” é uma palavra muito gasta hoje. Ela está no meio evangélico há alguns séculos, embora o fenômeno em si seja bem mais antigo, dependendo do significado com que empregarmos o termo. O período da Reforma protestante, por exemplo, pode ser considerado como um dos maiores avivamentos espirituais já ocorridos.
Há diversas obras clássicas que tratam do assunto. Elas usam a palavra “avivamento” no mesmo sentido que “reavivamento”, isto é, a revivificação da religião experimental na vida de cristãos individuais ou mesmo coletivamente.
“Avivamento” tem sido usado para designar cruzadas de evangelização, campanhas de santidade, reuniões onde se realizam curas e expulsões de demônios, ou pregações fervorosas. Mais recentemente, após o neopentecostalismo, avivamento é sinônimo de louvorzão, dançar no Espírito, ministração de louvor, show gospel, cair no Espírito, etc. etc. Nesse sentido, muitos acham que está havendo um grande avivamento, eu não consigo concordar. Continuo orando por um avivamento de crescimento espiritual e conhecimento biblico da palavra de Deus. Acho que ainda precisamos,  pelos seguintes motivos:

1º-Apesar do crescimento numérico, os evangélicos não têm feito diferença na sociedade brasileira quanto à ética, usos e costumes, como uma força que influencia a cultura para o bem, para melhor. 

2º- Há muito show, muita música, muito louvor – mas pouco ensino bíblico. Nunca os evangélicos cantaram tanto e nunca foram tão analfabetos de Bíblia. Nunca houve tantos animadores de auditório e tão poucos pregadores da palavra de Deus. Quando o Espírito de Deus está agindo de fato, ele desperta o povo de Deus para a Palavra. Ele gera amor e interesse nos corações pela revelação inspirada e final de Deus. Durante os avivamentos históricos, as multidões se reuniam durante horas para ouvir a pregação da Palavra de Deus, para ler as Escrituras, à semelhança do avivamento acontecido na época de Esdras em Israel, quando o povo de Deus se quedou em pé por horas somente ouvindo a exposição da Palavra de Deus. Não vemos nada parecido hoje. A venda de CDs e DVDs com shows gospel cresce em proporção geométrica no Brasil e ultrapassa em muito a venda de Bíblias.

3º- Há muitos suspiros, gemidos, sussurros, lágrimas, olhos fechados e mãos levantadas ao alto, mas pouco arrependimento, quebrantamento, convicção de pecado, mudança de vida e santidade. Um avivamento dissipa o nevoeiro moral cinzento em que vivem os cristãos e que lhes impede de ver com clareza o certo e o errado, e a distinguir um do outro. Durante a operação intensa do Espírito de Deus, o pecado é visto em suas verdadeiras cores, suas conseqüências são seriamente avaliadas. A verdade também é reconhecida e abraçada. A diferença entre a Igreja e o mundo se torna visível.
4º- Um avivamento espiritual traz coragem e ousadia para que os cristãos assumam sua postura de crentes e posição firme contra o erro, levantando-se contra a tibieza, frouxidão e covardia moral que marca a nossa época.
5º- Um avivamento espiritual desperta os corações dos crentes e os enche de amor pelos perdidos. Muitos dos missionários que no século passado viajaram mundo afora pregando o Evangelho foram despertados em reuniões e pregações ocorridas em tempos de avivamento espiritual. 
Não ignoro o outro lado dos avivamentos. Quando Deus começa a agir, o diabo se alevanta com todas as suas forças. Avivamentos são sempre misturados. Há uma mescla de verdade e erro, de emoções genuínas e falsas, de conversões verdadeiras e de imitações, experiências reais com Deus e mero emocionalismo. Em alguns casos, houve rachas, divisões e brigas. Todavia, pesadas todas as coisas, creio que um avivamento ainda vale a pena.

 6 - O que é avivamento?
É renovação. É reanimar. É dar vida. Avivamento não é sinônimo de barulho, música agitada, palmas e gritos. Tudo isso pode, eventualmente, ocorrer em nossos cultos, mas o avivamento legítimo é o resgate de valores espirituais outrora abandonados.
Para alcançarmos um avivamento real, certas condições precisam estar presentes na nossa vida
Sete pilares que sustentam o Avivamento.

1° Arrependimento: o primeiro pilar precisa ser o arrependimento, pois é impossível atrair a presença de Deus sem o tal. (Salmos 80:3,7,9) - Faze-nos voltar, ó Deus, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.
2° Jejum, Oração e Palavra: separar esses três pontos. Palavra sem oração pode resultar em intelectualismo e heresia, e a oração sem o jejum pode não surtir tanto efeito, (Marcos 9:29) - E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum. E jejum sem oração só surti um efeito emagrecer.
(Daniel 9:3) - E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum.

3° Adoração: eu coloco a adoração como o segundo pilar, pois é impossível estruturar o avivamento sem a adoração, pois a adoração ao Senhor, gera uma profunda intimidade com Deus a ponto de trazer a vida do adorador uma edificação pessoal. (João 4:23) - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (Lucas 4:8) - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.

4º Santificação: interessante foi a primeira ordenança de Josué foi levar o povo a santificação, Josué sabia que para a mão de Deus operar era necessário a santificação, (I Pedro 1:16) - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

5º Unidade: (II Crônicas 5:13) - E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR;

6º Glorificar a Deus com os lábios e com a vida: (Mateus 12:34b) - Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

7º Vigiar: (Mateus 26:41) - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Apocalipse 3:3) - Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

7 - Eu atrairei para o deserto, e lhe falarei ao coração.
Naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: Meu Baal. Oséias. 2 14,16.
Esta palavra foi proferida pelo profeta ao povo de Israel referente a sua infidelidade ao Senhor; na verdade, o que Deus queria que o povo entendesse era que seus próprios pensamentos e desejos independentes da vontade de Deus era o que os levaria para o deserto, ou seja, para uma vida infrutífera e sofrida.
No entanto, o Senhor amava a Israel de tal forma que estava disposto a perdoar sua infidelidade e transformar o deserto em mananciais de águas vivas porque lá no deserto seus ídolos não poderiam lhes ajudar e eles iriam aprender a reconhecer o Senhor como Deus em suas vidas, aquele que realmente supriria todas as suas necessidades.
Isso implica que a permissão de Deus para certos conflitos em nossa vida diz respeito não a sua vontade soberana para nós, mas o respeito ao livre arbítrio que ele nos deu para tomarmos decisões! Então, ele prometeu a Israel que se no momento de aflição, dificuldade, sofrimento Israel esperasse socorro só nele e aprendesse a vê-lo como seu Deus, seu marido ele transformava seu sofrimento em sua maior esperança da vitória.
Ele disse: Eu lhe darei as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança... Os.2:15
Sabe o que Deus estava dizendo? Que no dia do seu clamor, no dia da angustia, quando clamassem, ele darias as bênçãos prometidas as Israel e transformaria todo o tempo que Israel confiou no Senhor no deserto de perturbação e aflição em testemunho de vitória e o seu sofrimento não era para se comparar com a glória que o Senhor tinha para se manifestar em seu povo. Vale de Acor quer dizer: Vale da perturbação ou aflição.
Muitas vezes, somos testados num tempo de sofrimento, aflições e até perturbação mediante as decisões erradas que tomamos em nossas vidas, mas se reconhecermos que nós erramos e Deus não erra e aproveitarmos os momentos difíceis para confiar no Senhor terminaremos conhecendo o amor de Deus e sua misericórdia para conosco e iremos nos gloriar em nossas próprias fraquezas, nas nossas próprias tribulações porque a esse tempo, estaremos experimentados e amadurecidos no Senhor. Ele por sua vez produzirá em nós: a confiança nele que nos fará perseverar na esperança, e isso produzirá experiência com Deus em nossas vidas.
Cuide bem de Sua Herança:
A revelação bíblica nos mostra que existe uma guerra que é travada em nosso interior: a luta da carne x espírito. Nessa guerra, é necessário nos posicionarmos do lado correto para não sofrermos mais tarde. Também existe outra luta que é travada em nosso redor, pelas forças do mal que querem “roubar” nossa herança.

Por tanto meus amados não desista de ser santo, purifique-se, seja como Daniel, como Noé, como Jó, seja um Crente Fiel... Levar a palavra de DEUS  para as pessoas é o que tem de mais precioso. 
Amo o meu DEUS ele mudou a minha vida e pode mudar a sua também.
A paz do Sr. JESUS.

Alcy Serva do Sr. JESUS....

Um comentário: